domingo, 12 de junho de 2011

Dia dos namorados



O dia mais romântico do ano para os namorados, o mais desesperado para os solteiros e um dos mais lucrativos para o comércio brasileiro.
           




O dia dos namorados tem várias origens pelo mundo, uma delas é um festival romano, a Lupercália, em honra ao deus Lupercus que defendia as casas romanas de lobos que vagavam por lá, e no dia 15 de fevereiro em uma homenagem a ele, fazia-se uma festa onde colocavam o nome das meninas em papéis dentro de frascos e os rapazes escolhiam um frasco com o nome daquela que seria sua namorada o ano inteiro.
            Existem também outras origens mais conhecidas, como o Valentine’s Day nos Estados Unidos e na Europa, em 14 de fevereiro em homenagem ao Padre Valentine que fazia casamentos mesmo sendo proibido pelo imperados Claudius II, para não diminuir seus soldados do exército e acabou sendo assassinado.
            No Brasil, provavelmente, não tenha sido uma origem romântica, mística ou alguma homenagem, mas foi um golpe publicitário para uma época pouco lucrativa do ano, 12 de junho, aproveitando a proximidade com o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, então em 1950, João Dória, um publicitário, lançou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor.”, um grande apelo comercial que funcionou muito bem e desde então comemoramos anualmente o “Dia dos Namorados”.
            É importante saber e compreender as origens daquilo que comemoramos, para percebemos que no Brasil, é apenas mais uma data no calendário das vendas, usando o seu amor para ganhar dinheiro, assim como usam todos os anos a inocência das crianças com o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel, o nosso carinho e respeito pelos nossos pais e mães como armas comerciais, esquecemos dos reais significados de retribuição de amor, dedicação, renovação pessoal e trocamos por frios presentes, sem o mínimo valor sentimental, caindo nas armadilhas capitalistas que nos impuseram usando da nossa boa fé.
            Verifica-se também nessa data solteiros atrás da sua “alma gêmea” imediatamente ou apenas alguém para passar a data sem o mínimo apego ou amor recíproco, apenas não querem ficar sozinhos e sem presentes, nesse caso percebemos o quanto o amor é desprezado e se torna objeto de prazer comércio, e não mais de trocas de experiências e afetos.
            Ama-se às pessoas como se ama um objeto, apenas pelo benefício que está lhe proporcionando naquele instante, amam-se segundos após terem se conhecido, por tanto, não se amam, houve afinidade e se fazem bem, amor é outra coisa e podem-se demorar meses e até anos para identificar o maior de todos os sentimentos.
 Entre os que ainda valorizam o real sentimento e esperam a pessoa certa existem aqueles que afirmam estar ótimos solteiros e que assim podem-se dedicar a outras coisas e pessoas até que a sua outra metade seja encontrada e esse dia é apenas mais um com um nome especial.
            Há também os namorados que se amam, mas que pela visão capitalista não abem mão de seus presentes nessa data e tudo o que acontecer no dia deve ser perfeito e qualquer detalhe faltoso pode ser o fim do namoro.
            Entre os reais namorados com todos os atributos o dia é apenas mais um para demonstrar sua afetuosidade, amor, companheirismo e carinho não menos presentes nos demais dias.
            Em posse de todas essas constatações me entristece a certeza de que o amor se torna ainda mais banalizado em uma data em que ele deveria reinar absoluto, mesmo entre os solteiros, que, se estão solteiros, é porque Deus e o destino ainda trabalham pelo seu par perfeito e sua futura vida feliz ao lado dele ou dela.
            Algo tão santo que nos prepara para um futuro matrimônio, conhecendo por completo a pessoa que amamos como o namoro não pode se tornar comercial! Demonstre seu amor da maneira menos capitalista possível e ajude o mundo a se livrar das mãos gananciosas que tentam nos prender e trocar nossos sentimentos por dinheiro e bens de consumo.
            Cultive o amor o ano inteiro e use essa data para afirmá-lo e não para movimentar o comércio e encher os cofres de publicitários e comerciantes!
            Mas se você quiser ainda da tempo de pedir uma forcinha a Santo Antônio! (:
           
            Um bom dia dos namorados a todos, mesmo solteiros!
Beijinhos carinhoso! <3
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me ajudará a evouir. Obrigada! (: