quinta-feira, 26 de maio de 2011

Chamem de safári, eu chamo de Assassinato!

Diga não a essa crueldade desmedida que chamada de caçadas.

Recentemente chegou aos noticiários nacionais o caso de um ‘safári pantaneiro’ aqui em Mato Grosso do Sul, onde caçadores estrangeiros viajam para cá em busca de uma diversão cruel: caçar onças.
Tudo é organizado, aparentemente, por uma pecuarista que no vídeo diz: “é uma grande fêmea muito bonita, estava comendo minhas vacas” (o que prova o envolvimento da mesma no caso), diante do cadáver de uma bela onça pintada, que inclusive é uma espécie tipicamente brasileira que está ameaçada de extinção e sendo tão bonita quanto ela diz deveria viver.
Ainda na reportagem é dito que a pecuarista participava de um programa de conservação das onças pintadas, onde ela recebia indenização pelo gado morto pelas onças enquanto pesquisadores monitoravam os animais há nove anos, e agora organiza e participa desses safáris, onde não noto nenhuma conservação de espécies, mas sim a degradação das mesmas, e ainda assim não foi indiciada pelo caso, mesmo com provas em vídeo de que ela está participando de um crime ambiental do qual a legislação brasileira diz que deve ser aplicada multa e reclusão. Isso me leva a crer que além de toda a crueldade do caso ainda existe a impunidade persistente no nosso sistema, sobre tudo, nesse caso, na justiça brasileira que deveria indiciar inclusive os estrangeiros que participaram efetivamente do safári.
As caçadas sempre serão um ato cruel para com os animais, tendo ou não armas legalizadas, sendo ou não animais ameaçados de extinção, mas quando isso acontece não só por ‘diversão’ mas também por dinheiro torna-se ainda mais sujo e covarde, fazendo saltar aos olhos de todos que a ambição de alguns de nossa espécie supera o amor e o respeito pela vida que, mesmo de animais, deve sempre ser cuidada, não há motivo para tamanha matança de animais silvestres, já basta a exploração causada aos animais que ainda utilizamos para consumo, como as vacas, por exemplo.
Matar seres indefesos cujas vidas são tão importantes quanto a nossa, se não mais, visto que os animais participam de um ecossistema que sem alguma espécie todas as outras serão afetadas e não desequilibram e destroem o ambiente, diferentes de nós que estamos a cada instante degradando-o  apenas por nossa existência, além de provar a mediocridade de alguns seres humanos, reafirma a incapacidade psicológica de cuidar do meio em que vive, mesmo com tanta divulgação dos problemas ambientais que temos causado.
Mesmo sendo vegetariana concordo que matar para o consumo, não é tão ruim, já que tudo será aproveitado para bons fins mantendo a cadeia alimentar, porém tudo tem limite e tirar a vida de um animal por um casaco de peles ou uma carteira de legítimo couro é inaceitável!
Matar não é diversão! Vamos dar um basta às caçadas, touradas, maus tratos e tráficos de animais, domesticação de animais silvestres e afins! O sofrimento deles não é menor do que o seu, mostre que você realmente é o animal racional e ajude a controlar todo e qualquer crime ambiental.




*** Divulguem por favor! *** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me ajudará a evouir. Obrigada! (: